Cobras tem assustado moradores do Barro Vermelho
- Magaiver Dias
- 18 de mar. de 2018
- 6 min de leitura

Muitos moradores do Barro Vermelho localidade do interior de Cachoeira do Sul estão assustados com a quantidades de cobras que vem aparecendo na localidade, cobras Cruzeiras e Corais são vistas com enorme frequência em propriedades e pelas beiras de estradas e até mesmo em algumas plantações de soja.
10 fatos importantes sobre serpentes venenosas e não venenosas que irão ajudá-lo a repelí-las da sua casa
Vamos conhecer melhor os hábitos dessas criaturas estranhas. Nossos fatos sobre cobras ajudarão muitas pessoas a parar de odiá-las. Será útil para aqueles que não têm medo delas também. Ainda é bom tratar as mais inofensivas cobras com cuidado e respeito. A seguinte ficha informativa é elaborada com base no Departamento de Vida Selvagem da Louisiana e de pescadores.
Cobras são perigosas para animais de estimação. Elas consomem peixes decorativos, sapos e até mesmo pequenos gatinhos.
Não se aproxime de cobras. As cobras teoricamente não podem saltar até a altura da cabeça de uma pessoa, e apenas uma mordida no rosto vinda de ambas as cobras venenosas e não venenosas que podem lhe deixar uma cicatriz em seu rosto. É por isso que não se deve curvar próximo a uma, mantenha a distância quando você tentar se livrar deles.
As cobras são úteis para fazendeiros e plantações. Elas comem ratinhos, lesmas e pragas. Como regra, é algo benéfico para a sua mini-fazenda.
Cobras são animais sazonais. Apesar do seu amor pelo calor, muitas cobras tornam-se lentas quando está quente. Elas até hibernam no verão. Um comportamento semelhante ocorre no inverno. As cobras são mais ativas durante a reprodução (na primavera e início do verão) e quando o clima está simplesmente quente. Outra característica interessante delas é que quando está quente durante o dia, elas rastreiam sombras e lugares frescos, por outro lado, elas rastejar de volta para o sol. É por isso que muitas vezes você pode encontrá-las se esfriando no calor do asfalto.
Cobras não sentem muita fome. Elas podem facilmente sobreviver por várias semanas sem ter fome. Elas também se viram bem com uma pequena presa por um longo tempo. As cobras não são as criaturas mais gulosas do mundo.
Elas cheiram com suas línguas, Daí a baixa eficácia dos repelentes de aroma mencionados anteriormente
As cobras geram crias de maneira diferente. Elas procriam de forma diferente também. Algumas delas põem ovos em uma área úmida e protegida e esperam que eles choquem por 2-2,5 meses. Outras como cobras d’água ou cascavéis são répteis vivíparos. Ainda há outras que colocam ovos dentro de seus corpos.
A urbanização as colocou ainda mais perto das pessoas. Essas serpentes não são tão simpáticas a ponto de serem vizinhas dos seres humanos. Elas tem medo de cortadores de grama, carros e da vibração do solo. Mas os seres humanos cortam as florestas e o habitat natural de muitas outras espécies, de modo que os répteis saem procurar abrigo e comida em outro lugar.
Cobras são surdas. Elas percebem os sons através da vibração do solo, então elas sentem os passos dos seres humanos
Cobras são andarilhas. Se sua área não é invadida por cobras, isso não significa que elas não virão um dia. Os répteis podem viajar em busca de comida, água e "amigos" a uma distância muito longa.
Existem repelentes de cobras que funciona?
Estamos acostumados a comprar repelentes para eliminar os roedores, insetos e outras pragas, pois é muito bom ter a oportunidade de criar uma barreira líquida ou seca que repelirá, mas não prejudicará uma criatura viva. As coisas não são tão simples com as cobras. Até mesmo as fontes estatais oficiais contradizem-se quando se trata da eficácia dos repelentes. No entanto, todos concordam que não existe um repelente universal contra todos os tipos de cobras. O que a ciência tem a dizer sobre os produtos que são tradicionalmente utilizados e que são vendidos nas prateleiras das lojas?
Vamos começar com um pouco de história. Na década de 1950 você poderia encontrar manuais sobre o uso de venenos (de DDT até cianogas, de mercaptan até sulfato de nicotina) contra cobras, mas nenhum deles foi provado ser 100% eficaz. Mais tarde a maioria dos produtos baseados nesses produtos químicos foram proibidos. O mercaptano altamente concentrado, por exemplo, era nocivo para o sistema nervoso humano, embora seu impacto em cobras não venenosas não fosse comprovado.
Hoje em dia você pode ter uma lista curta dos produtos químicos repelentes mais seguros e de repelentes reais recomendados nos fóruns de fazendeiros e nos portais de anúncios. No entanto, a ciência não reconhece plenamente nenhum deles.
Repelentes químicos de cobras: Naftalina e Enxofre
Naftalina
Em primeiro lugar, essas bolas contêm uma forte neurotoxina. Se uma criança ou um cão colocar em sua boca, as coisas podem acabar mal. Em segundo lugar, a sua eficácia contra as cobras não foi cientificamente comprovada. A National Pesticide Information Center afirma diretamente: «A Naftalina não é um repelente de cobras». Se não acreditam em cientistas, apenas assistam ao episódio "Mythbusters", Adam Savage e seus amigos romperam esse mito. Além disso, os experimentos de laboratório com naftaleno puro mostraram que não é uma barreira para as cobras. San Julian e David K. Woodward fizeram um experimento para provar isso: colocaram a serpente em uma caixa fechada, derramaram o repelente nela e colocou um pouco de isca, o réptil ignorou a barreira de bola de rato em quase todas as vezes.
Enxofre
Enxofre puro raramente é usado contra cobras. Na maioria das vezes ele é misturado com naftaleno. A única coisa que podemos dizer sobre esta mistura é que ela fede e que é facilmente levada pela chuva. Talvez, uma certa concentração dos dois ingredientes possa afetar as cobras. O artigo "Cobras: informações para Moradores de Kentucky" alega que a eficácia de certos produtos registrados com naftaleno e enxofre é limitada. Isso também é confirmado pelo fato de que certos repelentes de enxofre e naftaleno foram licenciados. Eles funcionam melhor contra cascavéis e cobras listradas , mas existe uma taxa de erro.
Por exemplo, 7% naftaleno e 28% de enxofre da Snake-A-Way não passa nos testes de laboratório. Rex E. Marsh da Universidade da Califórnia - Davis colocou uma tira de repelente no chão e deixou as cobras irem até ela uma por uma. Estatisticamente, uma das duas serpentes atravessou a barreira várias vezes. Além disso, os rivais da Snake-a-Way também não são conhecidos por serem repelentes versáteis.
Repelentes de cobras naturais e caseiros
Urina de raposa, fumaça, combustível diesel e a mistura de naftaleno com odor felino, cal e sprays de pimenta são conhecidos por serem repelentes de cobra. Gary J. San Julian e David K. Woodward afirmam que todos esses itens são ineficazes. O combustível diesel também é considerado extremamente prejudicial para o ambiente pelos especialistas já que suas plantas e insetos no jardim serão afetados por ele. No entanto, algumas pesquisas vindas do Colorado acreditam que esses itens tem um impacto restritivo na cascavel.
E quanto aos repelentes orgânicos baseados em óleos? Tais misturas são populares na eliminação de pragas de jardim, mas nenhuma delas é útil contra cobras. Jim Parkhurst, Professor Associado do Instituto de Conservação de Peixes e Vida Selvagem, disse que o estado está desenvolvendo um produto contendo canela, cravo e óleos essenciais. No entanto, ele pessoalmente não confia nessa idéia.
Quão efetivos são os repelentes?
O Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Maine nos ajudará a resumir o mini-estudo de repelentes de cobra. Os autores de seu folheto dedicado às cobras afirmam radicalmente que nenhum produto químico é eficaz contra as cobras. Talvez isso esteja relacionado com o cheiro desses répteis, já que eles percebem o cheiro com sua língua bifurcada. É por isso que eles não são repelidos por odores distantes e eles só irão sentir o desconforto de tas repelentes caso lambam o chão.
O que você certamente não deve comprar são os produtos que se proclamam universais, que aparentemente irão ajudá-lo a se livrar de ratos, aranhas e cobras. Especialistas NPIC concordam que estes produtos são os piores. Além disso, nem considere os repelentes de ultra-som, as cobras não têm ouvidos!
No entanto, estávamos de alguma forma interessados nos pós e grânulos à base de enxofre e naftaleno. Os especialistas não têm uma opinião formada sobre eles, por isso vamos considerá-los como potenciais repelentes de cobra. Mais tarde vamos descobrir o que os meros consumidores pensam sobre tais repelentes.
Comments