top of page
Continental 004.png
LAYOUT - Site 002.png
Layout site 002.png

Casos de toxoplasmose sobem para 176 em Santa Maria

  • Portal Gaz
  • 4 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Os órgãos de Saúde de Santa Maria e do Estado divulgaram nesta sexta-feira, 4, que o número de casos de toxoplasmose confirmados no município aumentou de 105 para 176. Segundo o Diário de Santa Maria, o governo gaúcho teria afirmado que a cidade estaria passando pelo maior surto da doença. Em 2015, o município de São Marcos, que tem cerca de 21 mil habitantes, registrou 146 casos.

Dentre as confirmações em Santa Maria, 20 pacientes são gestantes, grupo que é considerado de maior risco. A doença em grávidas pode prejudicar o crescimento do feto e até levar ao aborto. Além dos casos confirmados, 421 ainda estão sob suspeita.

Sobre a doença

A toxoplasmose é uma zoonose causada por protozoário - o Toxoplasma gondii. A transmissão pode ocorrer por via transplacentária, ingestão de água e alimentos contaminados, transplante de órgãos ou transfusão sanguínea de doador infectado.

Como prevenir

>> Evite comer alimentos crus; não prove a carne crua durante a preparação; coma verduras e legumes sempre bem lavados; >> Congele a carne por três dias, a 15º negativos; >> Lave bem as mãos após manipular carnes cruas e antes de comer; se estiver gestante, procure usar luvas; >> Evite contato com fezes dos gatos ou lave bem as mãos após isso ocorrer; >> Mantenha seu gato bem alimentado para que ele não precise caçar para comer; nunca lhe dê carne crua; evite que ele ande pelas ruas. Se não for possível, ponha um pequeno chocalho no pescoço no animal para que ele não consiga caçar; >> A caixa de dejetos dos gatos deve ser renovada a cada três dias e colocada ao sol com frequência; >> Cães também podem transmitir toxoplasmose ao sujarem o pelo no solo onde haja fezes de gato; >> Evite acariciar cães que andem soltos; >> Controle ratos e insetos como moscas, baratas e formigas, descartando corretamente o lixo doméstico e os dejetos das criações de animais; >> Lave bem as mãos e as unhas após trabalhar na terra (horta ou jardim). Gestantes devem evitar essa atividade ou utilizar luvas; >> A água pode ser contaminada por fezes de gatos. Mantenha os reservatórios bem fechados e se a água não for tratada, deve ser fervida antes do consumo.

*Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul


 
 
 

Comentários


© 2017 Cachoeira in Depressão. 

Cachoeira in Depressão - A NÚMERO 1

bottom of page