top of page
Continental 004.png
LAYOUT - Site 002.png
Layout site 002.png

Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a gripe no RS

  • Secom / Estado do Rio Grande do Sul
  • 11 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

O secretário da Saúde, Francisco Paz, reforça o chamado à campanha de vacinação contra a gripe no Dia D, que ocorre neste sábado (12), nos postos de saúde de todos os municípios gaúchos. “Doze casos de Influenza, entre os 14 confirmados neste ano, estão dentro da população elegível para a imunização”, explica Paz, ressaltando a importância de vacinar os grupos prioritários relacionados pelo Ministério da Saúde. A única contraindicação da vacina é a pessoa estar com febre no momento da aplicação.

Dados até esta sexta-feira (11) registram que mais de 1,5 milhão de pessoas já foram imunizadas contra o vírus da gripe, o Influenza, desde o início da campanha, em 23 de abril. Isso representa uma cobertura de 46,5% dos grupos prioritários. A meta é chegar até o final da campanha, em 1º de junho, a 90% de alcance.

O secretário falou durante a reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública, na manhã desta sexta-feira (11). O comitê é intersetorial e reúne-se periodicamente para fazer um levantamento do cenário epidemiológico-ambiental do estado e das atuais ameaças à saúde pública. Além da gripe, foi tratada a situação do mosquito Aedes aegypti e as doenças causadas por esse vetor (dengue, chikungunya e zika vírus).

Apesar dessas doenças não estarem circulando no estado neste ano (só foram registrados casos importados de outras localidades, segundo o último boletim epidemiológico), a incidência do Aedes aegypti apresenta um crescimento significativo, com 280 municípios gaúchos infestados pelo mosquito. “É uma realidade desfavorável”, lamenta o secretário. “O mosquito tem se adaptado ao longo dos anos e nossa forma de consumo, com uso abusivo de plástico, faz piorar o cenário.”

Participaram da reunião representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), da Secretaria de Segurança Pública, do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, da Casa Militar e da Caixa Econômica Federal.

Texto: Ascom Saúde Edição: Léa Aragón/ Secom


 
 
 

Comentários


© 2017 Cachoeira in Depressão. 

Cachoeira in Depressão - A NÚMERO 1

bottom of page