Fepam trabalha na fiscalização em áreas de extração de areia no Rio Jacuí
- Secom / Estado do Rio Grande do Sul
- 29 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) fiscalizou empreendimentos de mineração que extraem areia no leito do Rio Jacuí, nos municípios de Rio Pardo, São Jerônimo e Charqueadas. Foram fiscalizadas 14 embarcações que trabalham de extração de areia e transporte de minério no leito do Rio Jacuí, além de dois terminais hidroviários de minérios que operam nas margens do rio. O trecho fiscalizado por água compreendeu em torno de 45 km, em área de extração de areia.
Durante a operação foi verificada a regularidade das embarcações quanto ao licenciamento ambiental. Também foram inspecionadas as estruturas dos equipamentos de dragagem, e aplicados testes para averiguar o funcionamento do sistema de rastreamento, bem como medição do tamanho da lança de sucção da draga. Foram fiscalizadas ainda embarcações que fazem apenas o transporte do minério. Não foram constatadas irregularidades durante a fiscalização nas embarcações.
Devido à constatação de irregularidade em um terminal hidroviário de minério, o empreendedor será autuado, bem como foi solicitado adequações no processo de operação. A operação ficou por conta de analistas do Departamento de Fiscalização e da Divisão de Licenciamento e Controle das Atividades de Mineração da Fepam na semana passada. A ação contou com o apoio do efetivo do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar do município de Rio Pardo.
Texto: Catarina Gomes/ Ascom Sema
Edição: Léa Aragón/ Secom
Comments